🌞✨ O verão chegou, junto com as férias escolares. As crianças estão a todo vapor! É um momento perfeito para apresentar para elas o Diário da Natureza.
O que você precisa:
Um caderno com páginas em branco e um jardim é tudo que você precisa. Simples e acessível! Se você mora em um apartamento, pode cultivar mudas de plantas ou explorar espaços verdes próximos da sua casa. Você pode registrar: Data, Local, Horário, Temperatura, Condições do Tempo… o que preferir, da forma que preferir, não tem certo ou errado nesta experiência. Abaixo, parte do registro do diário do meu filho:

Por que fazer um diário da natureza com crianças?
São muitos os Benefícios do Diário da Natureza:
- É uma atividade divertida e educativa que promove a conexão com a natureza, ensina responsabilidade às crianças, estimulando-as a cuidar do ambiente ao seu redor.
- Observação Aprimorada: Estimula a observação, a natureza tem o poder de acalmar e energizar, sendo uma excelente prática de mindfulness, isto é, desperta a consciência da importância de observar atentamente o que nos cerca no tempo presente.
- A Natureza Ensina sobre Ciclos de Vida: Uma das lições mais valiosas que a natureza oferece é sobre os ciclos de vida, lembrando-nos de que fazemos parte desse processo.
- Cultiva as Forças Pessoais e Virtudes: Trabalha os aspectos positiva da personalidade, algumas das Forças Pessoais que você pode estimular neste processo:
- a) Curiosidade e Apreciação da Beleza e Excelência: Incentive as crianças explorarem detalhes, cores e formas ao observar a natureza ao seu redor. Desenhos, pinturas podem capturar a beleza das flores e animais.
- b) Perseverança: Ao plantar sementes, as crianças podem testemunhar o crescimento gradual, estimulando a persistência, força pessoal necessária para alcançar metas. Vocês já presenciaram o crescimento de feijao no algodão?! É um belo exemplo.
- c) Amor e Gentileza: Incentive a apreciação da criação, promova o amor e a gentileza ao cuidar das plantas, animais e compreender a importância do respeito ao meio ambiente. Ajude a criança parar, observar e apreciar as bênçãos da natureza.
- d) Gratidão e Esperança: Ao registrar as mudanças na natureza, como o desabrochar de flores, incentive o sentimento de gratidão pelo ciclo da vida e a esperança na renovação constante.
- Criatividade e Expressão: Encoraje o uso de poesias, citações e desenhos como expressões criativas, estimulando a criatividade e a expressão individual. Enriqueça o Vocabulario, estimulando o aprendizado de palavras novas durante as observações. Aqui em casa aproveito para fortalecer o bilinguismo, comparando com as estações dos anos do outro hemisfério.
Como Iniciar:
Comece com tarefas simples e divertidas. Vá com calma. Permita que as crianças explorem o local, se for permitido, deixe que coletem algumas folhas, se divirtam e procurem um lugar para sentar e desenhar, escrever ou registrar da forma que preferirem. Quem sabe esse momento pode ser acompanhado de um piquenique, formando memórias afetivas e tornando a experiência ainda mais especial?!
Aprender com a experiência é a chave. Comece com pequenas tarefas, como desenhos, e vá expandindo ao longo do ano.
Inspirações para atividades no Diário:
- Esboços de Observações
- Fricções de Folhas e Árvores com Giz de Cera
- Poesias da Natureza
- Citações Inspiradoras
- Estatísticas sobre a Natureza
- Flores Prensadas e Pinturas em Aquarela
- Amostras de Sementes
- Fotografias e Desenhos de Pegadas de Animais
Ideias Mais elaboradas:
- Prensagem de flores no micro-ondas: você pode adiantar o processo de secagem das flores utilizando o microondas. Coloque suas flores entre duas folhas de papel toalha. Pode ser necessário forçar as flores para permanecerem abertas. Coloque um prato pesado por cima. Certifique-se de que todas as flores estejam cobertas e achatadas no prato. Coloque com cuidado no microondas por 1 minuto. Em seguida, retire o prato e leve ao microondas em intervalos de 30 segundos. Verificando para ver se já estão secos. Se você fizer isso por muito tempo, pode queimar as flores, tome cuidado! Retire-as quando estiverem secas.
- Marcadores de flores laminados: Transforme flores secas em marcadores de livros, utilizando laminados transparentes.
Lembrete para Preencher o Diário:
Quando preencher seu Diário?
Use as datas das estações do ano como lembretes para preencher o diário. Esse hábito ajuda a manter a consistência e acompanhar as mudanças na natureza ao longo do ano. Salve lembretes no seu celular.
As datas das estações do ano no Brasil em 2024 são as seguintes:
- Verão: Início em 22 de dezembro de 2023 e término em 20 de março de 2024.
- Outono: Início em 20 de março de 2024 e término em 21 de junho de 2024.
- Inverno: Início em 21 de junho de 2024 e término em 23 de setembro de 2024.
- Primavera: Início em 23 de setembro de 2024 e término em 22 de dezembro de 2024.
Vamos criar memórias especiais e fortalecer os laços com a natureza! Se tiverem mais ideias compartilhe comigo suas experiências, me acompanhe no instagram @simonepsicosim, vou postar lá mais sobre o registro do meu filho. Divirtam-se explorando e aprendendo junto com suas crianças! 🌳📔
Lembre-se, a chave é começar devagar e aproveitar o processo. O diário da natureza é uma jornada ao longo do ano, repleta de descobertas. Divirtam-se e registrando a magia que a natureza oferece!